DICIONÁRIO DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
A
Abdução: É o movimento oposto ou seja, o afastamento de um segmento corporal do eixo central do corpo, tendo como referência um dos planos sagital e o coronário como referência.
Ácido Lático (lactato) - Metabólito do sistema do ácido lático causador da fadiga e que resulta da desintegração incompleta da glicose (açúcar)
Academia (akademeia)- Entidades destinadas a preparação e prática desportivas.
A palavra vem do nome próprio academo, herói grego a que se consagrou um jardim de oliveiras pero de Atenas.
Adaptação: é a capacidade de um sistema ou órgão para se juntar ao esforço ou sobrecarga adicional, a partir do aumento de força ou função.
Adoçante: Substância não-nutritiva utilizada em pequenas quantidades para conferir sabor doce aos alimentos, substituindo o açúcar. Podem ser usados livremente no tratamento para emagrecimento. Não constam evidências científicas que o uso constante de adoçantes possa ser responsável pelo aparecimento de alguns tipos de câncer.
Adução:São aqueles em que aproximamos um segmento corporal (braços, pernas, coxas, antebraços) do eixo central do corpo. Normalmente usamos como parâmetro dois planos, sagital e o coronário como referência.
Afogamento: Asfixia dentro d'água, podendo ocasionar a morte imediata ou não da vítima.
Agilidade: capacidade de mudar rápida e efetivamente a direção de um movimento executado em velocidade.
Alimento: Substância ingerida pela boca que mantém a vida e o crescimento, fornecendo energia, construindo e substituindo tecidos.
Alimentos Construtores: São aqueles responsáveis pela manutenção e pelo crescimento do organismo, assim como pela renovação de tecidos e células. São as proteínas, fornecidas pelas carnes, ovos, leite, feijão, por exemplo.
Alimentos Energéticos: Responsáveis pela energia do organismo. São os carboidratos fornecidos pelo açúcar, massas, pães, farinhas, raízes e tubérculos, e os lipídios, fornecidos pelas gorduras, manteiga, margarina, óleo vegetal.
Alimentos Reguladores: Responsáveis pela regulação das atividades do organismo, garantindo seu bom funcionamento através da água, das fibras, sais minerais e vitaminas, fornecidos pelas verduras e frutas.
Alongamento: Forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização dos movimentos de amplitude normal com um mínimo de restrição possível " (Dantas, 1989).
Anabolismo - Conjunto de fenômenos bioquímicos que se processam no organismo vivo, destinados a regenerar, a partir de substâncias simples, a matéria viva que se gasta durante a fase catabólica do metabolismo, através das queimas respiratórias intracelulares. É por intermédio destas últimas que o organismo obtém a energia necessária ao seu funcionamento.
Anatomia: é o estudo das estruturas e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente, ou seja, a anatomia estuda as estruturas e a cinesiologia os movimentos possivelmente realizados por esta tal estrutura.
Aneurisma: Dilatação anormal das artérias, provocada por enfraquecimento localizado do vaso sanguíneo, com estreitamento posterior de suas paredes.
Andróide(obesidade): Tipo de obesidade que ocorre predominantemente em homens, na qual os depósitos de gordura estão na parte abdominal. Neste tipo de obesidade, os riscos de complicações aumentam.
Angina: afecção caracterizada por sensação de aperto do coração, dor paroxismal, que às vezes causa morte.Dor no peito causada pela falta de fluxo sanguíneo e consequentemente falta de O² para o músculo do coração. Angina é o sintoma da doença cardíaca.
Anorexia Nervosa: Transtorno do comportamento alimentar. Caracteriza-se por uma avaliação errada da própria imagem corporal e medo excessivo de engordar. Por isso, estabelece na pessoa uma recusa em se alimentar, acarretando diversos problemas de saúde.
Antropometria: São as técnicas de mensuração do corpo humano. As principais são: peso corporal, o IMC (Índice de Massa Corporal), as pregas cutâneas, circunferências e diâmetros ósseos.
Apetite: Vontade de comer. O apetite designa uma vontade que pode ser completamente independente da fome. Pode-se ter apetite mesmo com o estômago cheio
Apoterapia: massagem aplicada nos atletas tanto antes como após um evento esportivo. Utilizada pelos gregos acreditava-se que preparava a musculatura antes do evento e limpava os membros de matérias supérfluas e fluidos após uma atividade extenuante.
Aptidão Física: Associada com a capacidade de realizar as atividades diárias do cotidiano com vigor e energia;Demonstrar traços e capacidades associadas a um baixo risco para o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas; Potenciais ou as qualidades inatas do homem, que são expressas continuamente por meio da predisposição e do talento (exemplo: a aptidão de força muscular máxima, a aptidão de resistência cardiovascular máxima, flexibilidade e velocidade máxima atingível)
Aptidão motora: Capacidade de efetuar uma tarefa motora, englobando os seguintes elementos: potência muscular, mobilidade, equilíbrio, agilidade e velocidade- Fonte: HURTADO
Aquecimento: Etapa inicial de uma sessão de exercício físico, preparando para os exercícios mais intensos da parte principal; é o prelúdio do trabalho físico e deve sempre ser executado em primeiro lugar.
Arritmias: Alterações súbitas na frequência ou no ritmo cardíaco; ritmo anormal e irregular do coração.
Atividade Física: é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um incremento do gasto energético, exemplo: subir escadas - Consenso Latino Americano (2000);
Aterosclerose: concentração anormal de gordura e outros materiais nas paredes das artérias, estreitando as aberturas e aumentando o risco de obstrução.
Artrite: Doença crônica, que evolui por surtos, na qual, freqüentemente, se observam febre e alteração do estado geral, e que se caracteriza por inflamações articulares, sobretudo bilaterais e simétricas, incidindo, preferencialmente, em articulações distais dos membros, e que se acompanha de dores, deformações e atitudes viciosas de membros, levando a variável impotência funcional destes.
Artrose ou Osteoartrose: caracteriza-se por uma alteração degenerativa progressiva da cartilagem articular e regenerativas expressas por neoformação óssea.
Avaliação: é um julgamento, uma classificação e uma interpretação feito a respeito de um estudo baseado na medida ou em algum critério pré-determinado.
B
Biometria: ramo da ciência que estuda e analisa os dados estatísticos referentes à hereditariedade, à evolução e aos fenômenos do metabolismo e nutrição dos seres vivos.
Biomecânica: ciência que estuda o mecanismo dos sistemas biológicos, permitindo que o homem, através de análise dos movimentos, e sem omitir as influências bioenergéticas, possa aprimorar o seu domínio psicomotor.
Bioimpedância: Método para se avaliar a porcentagem de gordura corporal, em que se utiliza a condução de uma corrente elétrica. Essa condução é dada pela água e eletrólitos contidos na massa muscular. A partir disso é feita a medição da massa magra e da massa gorda, calculando-se, assim, a porcentagem de tecido gorduroso.
Bradicardia: FC menor ou mais lenta.
C
Caloria: É uma medida usada para expressar o calor ou valor energético do alimento e da atividade física. É definida como o valor necessário para elevar a temperatura de 1 kg (1L) de água em graus centígrados de 14,5 15,5 graus. Assim sendo uma caloria é designada mais corretamente como kilocaloria (Kcal).
Caminhar: Andar, percorrer caminho a pé; andar sempre mantendo um pé em contato com o solo; percorrer andando; dirigir-se.
Catabolismo - Processo metabólico destrutivo, por meio do qual células do organismo transformam substâncias complexas em outras mais simples.
Cessão: * ato ou efeito de ceder. Cessão de livros para uma biblioteca (veja sessão).
Chute - "Ação de golpear a bola, visando desviar ou dar trajetória à mesma, estando ela parada
ou em movimento" (Ferreira, 1994, p. 52)
Ciclo Cardíaco: contração simultânea do átrio, seguida de contração simultânea dos ventrículos; sequência de eventos em batimento cardíaco.
Cinesiologia: é a ciência que tem como enfoque a análise dos movimentos do corpo humano. Ou seja, a anatomia estuda as estruturas e a cinesiologia os movimentos possivelmente realizados por esta tal estrutura; Significa estudo do movimento. Vem do grego knesis, que significa movimento. No Brasil , a técnica é conhecida como "Balanceamento Muscular"; e conhecida como "Kinesiology" em outros países.
Colação: Refeição rápida, entre as duas refeições principais.
Colesterol: Substância existente normalmente no sangue, no cérebro e em todos os outros tecidos do organismo, assim como na maior parte dos alimentos de origem animal
Coreografia: é um conjunto de movimentos que compõem a aula ou dança seguindo uma trilha musical. As variações dessa coreografia seriam as diferentes formas de interpretação dessa coreografia de acordo com a qualidade técnica e criatividade do professor.
Correr: ir com velocidade; ir rapidamente.
Compulsão alimentar: Necessidade incontrolável de ingerir um determinado alimento, na maioria das vezes doces, chocolates e alimentos que são fontes de carboidratos.
Condicionamento físico -
Coordenação Motora: Integração articulada de muitas habilidades ou movimentos motores, separados em um único padrão eficiente de movimento; quando o movimento envolve a ação de vários músculos.
Coordenação Motora fina: destreza para exercer atividade de movimento espacialmente pequena, que requer um emprego de força mímina, mas com grande precisão ou velocidade - ou ambos- sendo executada principalmente pelas mãos e dedos, às vezes também pelos pés.
Coordenação dinâmica global (ampla): conjunto de habilidades desempenhadas com o corpo todo buscando a harmonia e o controle de movimentos amplos .
Contração Concêntrica: O músculo se encurta e ocorre o movimento articular, é quando a tensão aumenta.
Contração Excêntrica: o músculo se torna mais longo quando aumenta a tensão. As fibras musculares dos músculos se alongam, havendo nesta fase a recuperação do exercício de resistência.
Condromalácia Fêmuro-Patelar: é uma patologia no qual a cartilagem da superfície articular da patela apresenta-se rugosa, ela aparece tipicamente em jovens do sexo feminino, e o que a difere da osteoartrose é que esta aparece em pacientes de mais idade, sendo que a condromalacia também pode evoluir para uma osteoartrose. Ela pode ser causada por: desequilíbrio muscular, joelho valgo e desalinhamento da patela.
D
Débito Cardíaco: A quantidade de sangue bombeada pelo coração em 1 min.; produto do volume de ejeção pela FC.
Descontração: Habilidade que capacita a recuperação de esforços físicos realizados - relaxamento muscular.
Desnutrição: Deficiência de nutrientes que compromete o adequado estado nutricional do indivíduo.
Desidratação: Perda anormal de líquido do organismo. A desidratação começa quando a quantidade de líquidos ingerida é inferior àquela que é eliminada através da urina, da respiração, da transpiração e das fezes. A desidratação surge freqüentemente em conseqüência de vômitos, diarréia ou perda sangüínea.
Dente: Cada um dos órgãos rígidos que guarnecem as maxilas do homem e de outros animais e que servem especialmente para morder e triturar os alimentos. Cada um dos órgãos rígidos que guarnecem a cavidade bucal de muitos dos seres vivos e que servem para a preensão ou mastigação;
Diabete Melito: É uma doença crônica, provocada pela deficiente produção de insulina pelo pâncreas (a insulina é um hormônio que promove a metabolização dos carboidratos);
Diagnosticar (E.F): determinar os pontos fortes e fracos do aluno; e determinar o nível de treinamento do aluno. Exemplo: determinar quais grupos de músculos precisam ser mais exercitados.
Diarréia:Ocorrência de três ou mais evacuações por dia em grande quantidade com fezes de consistência líquida.
Diet: Produtos sem adição de açúcar. É um grupo de alimentos recomendado para diabéticos. Mas alguns produtos diets embora não apresentem açúcar em sua composição, são altamente calóricos pela presença de outro nutriente. No caso de produtos industrializados, consulte sempre o rótulo desses alimentos.
Dieta:Ingestão habitual de alimentos que se faz visando preencher as necessidades do indivíduo sadio ou enfermo (incluindo ou excluindo alimentos). Ex : dieta hipocalórica, dieta rica em ferro, dieta sem resíduos, dieta para diabetes, etc.
Dietética: Ciência que estuda a alimentação equilibrada, que contribui para manter a saúde.
Diástole: A fase de repouso do ciclo cardíaco. Relaxamento do músculo cardíaco, no ciclo cardíaco.
Digestão: Processo pelo qual os alimentos se transformam em elementos mais simples, para que possam ser absorvidos pela corrente sangüínea e darem origem a produção de energia , à reestruturação dos tecidos e ao crescimento. A digestão realiza-se no tubo digestivo, que é composto pela boca, o estômago, o intestino delgado, o intestino grosso e o cólon (incluindo pâncreas e fígado).
Doença arterial coronariana: quando aterosclerose afeta as artérias do músculo cardíaco.
E
Educação Física: O conjunto das atividades físicas e desportivas; A profissão constituída pelo conjunto dos graduados habilitados, e demais habilitados, no sistema CONFEF/CREFs, para atender as demandas sociais referentes às atividades físicas nas suas diferentes manifestações, consituindo-se um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos;
Efeito iô-iô: Situação clínica muito freqüente, caracterizada pelo ciclo "emagrece-engorda", em algumas vezes há recuperação de peso além dos que já havia sido perdido. Estudos confirmam que obesos que caem neste ciclo têm maiores tendências a ter complicações metabólicas da obesidade.
Emagrecimento: Diminuição dos depósitos de gordura.
Emergência - Situação onde há risco à vida imediatamente
Endurance: é a capacidade de um músculo ou grupo muscular realizar contrações repetidas contra uma carga ligeira por um longo período de tempo.
Entorse - Distensão súbita e violenta dos ligamentos de uma articulação.
Envelhecimento: é a alteração irreversível da substância viva em função do tempo (Burger 1957), encurtamento da expectativa de vida com a idade (Frolkis 1975), a soma de todas as manifestações de desgaste durante a vida (Selye 1962), processo biológico, com evolução regular múltipla, que leva, inevitavelmente, à limitação das possibilidades de adaptação do organismo (Frolkis 1975), em conseqüência de alterações que os indivíduos demonstram, de forma característica, com o progresso do tempo da idade adulta, até o fim da vida (Singer 1981); é a soma de todas as alterações biológicas, psicológicas e sociais que, depois de alcançar a idade adulta e ultrapassar a idade de desempenho
máximo, leva a uma redução gradual das capacidades de adaptação e de desempenho psicofísico do indivíduo.
Equilíbrio : qualidade física que permite manter ou rapidamente repor o centro de gravidade dentro do seu polígono, de sustentação graças a ações de sinergias neuro-musculares; controle de posição do centro de gravidade do corpo, ou manutenção do equilíbrio estacionário (equilíbrio estático) ou em movimento (equilíbrio dinâmico).
Esteróides:Diversos compostos orgânicos derivados do ciclopentanoperi-drofenantreno, de papel importante nos processos metabólicos de nutrição e reprodução. Os principais são colesterol, hormônios sexuais, ácidos biliares, saponinas e vitamina D. (Pequno Dicionário Técnico da E.F. - Prof. Alaor Denicoli)
Ergometria: conhecido como teste de esforço(realizado em esteira ou em bike ergométrica) para medir o esforço físico e os efeitos fisiológicos do exercícios.
Esporte: Atividade competitiva, institucionalizado, realizado conforme técnicas, habilidades e objetivos definidos pelas modalidades desportivas, determinado por regras preestabelecidas que lhe dá forma, significado e identidade, podendo também, ser praticado com liberdade e finalidade lúdica estbelecida por seus praticantes, realizado em ambiente diferenciado, inclusive na natureza (jogos da natureza, radicais e outros). A atividade esportiva aplica-se ainda, na promoção da saúde e em âmbito educacional de cordo com o diagnóstico e/ou conhecimento especialiado, em complementação a interessses voluntários e/ou organização comunitária de indivíduos e grupos não especializados. É uma atividade física que envolve a competição, exemplo: futebol profissional;
Especificidade: é o princípio que recomenda o treinamento exclusivo da parte do sistema ou do corpo que esteja recebendo a sobrecarga. A adaptação fisiológica será específica para esta parte do corpo.
Estresse: Todo e qualquer estímulo que quebre a homeostase (estado de equilíbrio orgânico) Tipos: físico, bioquímico e psíquico;
Esteróides Anabolizantes: Derivados sintéticos de hormônio masculino. (Pequno Dicionário Técnico da E.F. - Prof. Alaor Denicoli)
Eutrofia: Estado nutricional adequado.
Extensão: É o movimento contrário, onde segmentos unidos entre si por uma articulação central aumentam o ângulo para 180º Cordialmente.
Exercício: uso de qualquer parte do corpo ou mente para em função da evolução e fortalecimento; é uma atividade física planejada e estruturada, com o propósito de melhorar ou manter o condicionamento físico, exemplo: caminhada- Consenso Latino Americano (2000);
F
Fadiga Muscular: Declínio da tensão muscular com a estimulação repetitiva. (JONATH, V, 1973)
Flexibilidade: É a capacidade que as articulações detêm de terem uma amplitude de movimento (ADM) para as quais foram projetadas (todas as articulações têm um limite de amplitude).
Fibras: Substâncias presentes em frutas, legumes, verduras e farelos de cereais que não são digeridas pelo tubo digestivo, auxiliando na formação de fezes de consistência normal.
Fibrilação: irregularidade na força e no ritmo do coração, ou tremor das fibras musculares, causando esvaziamento ineficiente.
Fitness:
Flexão: é o movimento de aproximação de dois segmentos corporais unidos por uma ou mais articulações centrais, de modo que o ângulo entre eles diminua pra menos de 180º. É que os leigos chamam de dobrar (o cotovelo, o joelho, a coluna, etc)
Força: Massa x aceleração (m/seg²) - É a capacidade de superar ou suportar resistências por meio de uma ação muscular;É a capacidade de exercer tensão contra uma resistência que ocorre por meio de diferentes ações musculares. ( Valdir J. Barbanti )
Força máxima: É a maior força que o sistema neuromuscular pode realizar por contração voluntária no desenvolvimento do movimento (Weineck,1989); Força desenvolvida por uma máxima contração muscular.
Força Rápida: Capacidade de superar uma resistência externa ao movimento com elevada rapidez de contração
Força de Resistência: Capacidade de resistência à fadiga do organismo, em caso de performance de força de longa duração. (Weineck, 1998)
Força de Explosão: Compreende a capacidade que o sistema neuromuscular tem de superar resistências com a maior velocidade de contração possível(Weineck,1989).
Força relativa: É a força máxima que um atleta pode desenvolver em relação ao seu peso corporal.
Frequência cardíaca: número de vezes que o coração bate ou completa um ciclo cardíaco em um minuto. A velocidade do coração é mais baixa quando está em repouso e aumenta quando o nível de atividade se intensifica.
Frutose: Tipo de açúcar encontrado no mel e nas frutas.
G
Gasto energético: Quantidade de energia despendida pelo organismo, decorrente do gasto metabólico, gasto com atividade física ou do gasto induzido pela alimentação.
Ginástica (todas):
Ginástica de academia:
Ginástica Laboral: A prática de exercícios físicos, realizada coletivamente, durante a jornada
de trabalho, prescrito de acordo com a função exercida pelo trabalhador, tendo como finalidade à prevenção de doenças ocupacionais, promovendo o bem- estar individual por intermédio da consciência corporal: conhecer, respeitar, amar e estimular o seu próprio corpo (Lima, 2004).
Ginástica Médica: Sistema de massagem e exercícios terapêuticos organizado por Henrik Ling por volta de 1813
Ginóide (obesidade): Tipo de obesidade que ocorre predominantemente em mulheres, na qual os depósitos de gorduras são maiores na região das coxas e dos glúteos. Neste tipo de obesidade, os riscos de complicações são bem menores.
Gordura ou Lipídio: Nutriente responsável pelo fornecimento de energia e de vitaminas ao organismo. Óleos, margarinas e banha são fontes de lipídios.
H
Habilidades: referem-se aos elementos que são adquiridos ou aprendidos ao longo do tempo de vida, somando-se e formando um quadro de experiências (O ato de jogar ou praticar esportes, são transmitidos aos indivíduos por meio de treinos e repetições contínuos, e são bons exemplos do que sejam as habilidades)
Hebiatria: Especialidade da medicina que cuida dos adolescentes de 10-20 anos, nasceu na Europa há mais de 100 anos.
Hidratação: Introdução de água no organismo.
Hiperplasia: É a proliferação excessiva de um tecido provocado pela multiplicação das suas células.
Hipertrofia Muscular: É quando o músculo aumenta de tamanho após um treinamento de musculação contra resistência. (Valdir J. Barbanti); É quando o músculo aumenta de tamanho em resposta ao treinamento de força. (Steven J. Fleck); Aumento da massa muscular tornando o músculo capaz de produzir mais força, em consequencia de atividade física.
Hipertensão arterial: popularmente conhecida como pressão alta. Em seu estado crônico provoca alterações em todas as artérias do corpo.
Hipertensão pulmonar: é uma doença cardíaca onde a hipertensão pulmonar está associada a uma elevada resistência vascular pulmonar.
Hiperfagia: É um episódio em que o indivíduo com bulimia tem ataques de excesso alimentar, incluindo na maioria das vezes doces e alimentos com alto teor calórico, tais como sorvetes ou bolos. A hiperfagia não é uma resposta de uma fome exagerada, mas de depressão, estresse e assuntos relacionados a auto-estima. Durante esse episódio o indivíduo experimenta uma perda de controle muito grande seguida de uma calma rápida. Essa calma é sempre seguida de raiva de si mesmo.
I
Idade Cronológica: A idade cronológica é classificada de acordo com a data de nascimento (Meusel/Hubert/Schilling1980), freqüentemente não coincidindo com a idade biológica, sendo esta determinada por inúmeros fatores tais como maturação biológica e fatores exógenos (Rothing 1983), genéticos, cuidados gerais com a saúde, vida não estressante, repouso/lazer-sociabilidade adequados, necessidades vitais satisfeitas, alegria de viver, acidentes de saúde em geral, convívio familiar e social, e tipo de trabalho.
Idade Psicológica: refere-se à capacidade individual de adaptação às reações e à auto-imagem dos indivíduos, ao desempenho, à soma de experiências e à maturação mental (Birren 1974, Bocher 1969).
Idade Social:A idade social é determinada pelas estruturas das respectivas sociedades (Bocher 1969).
Índice De Massa Corporal (IMC): Relação do peso (em quilogramas) sobre a altura (em metros) ao quadrado, que classifica o estado nutricional de uma população. IMC = kg/m²
Ingestão Hídrica: Quantidade de líquido ingerido num determinado período de tempo. Insuficiência cardíaca: a função do coração se torna inadequada. Sintomas: dispinéia, dispinéia noturna, tosse não produtiva, fadiga e intolerância ao exercício físico. Sinais: sinais vitais podem ser normais ou podem aparecer taquicardia, hipotensão, pulso " fino" .
Impulso: (nado sincronizado) - movimento rápido, para colocar a maior parte do corpo para fora da água; força com que se impele; impulsão.
Impulsão: bloqueio que o atleta realiza durante um salto, para transformar a impulsão horizontal da corrida em impulsão vertical;
Insolação: o sol é o grande causador. Nesse caso, torna-se impossível ocorrer em locais fechados, pois a vítima tem q. estar sob a incidência da luz solar. É muito comum haver interrupção da sudorese na insolação.
Intermação: a grande causadora do problema é a temperatrura ambiente. Pode ocorrer em locais abertos, mas é muito comum em locais fechados, onde a temperatura atinja níveis altos e o corpo passa a não trocar mais calor e somente absorver. A sudorese até pode continuar, mas não é mais suficiente p/ resfriar a pele da vítima.
Insuficiência coronariana: desequilíbrio entre a oferta e a demanda de sangue oxigenado pelo coração. O coração sofre deficiência de O² devido a redução do fluxo sanguíneo coronariano.
J
Jejum: Estado de uma pessoa que não pode consumir alimento, água ou qualquer bebida por um determinado tempo
Jogo: Formas de atividade física ou mentais, com finalidade recreativa, que podem envolver apostas em dinheiro
jogos simbólicos: são aqueles em que os indivíduos representam determinadas situações e substituem um objeto na ausência de um outro, como exemplo, uma régua na mão de um aluno que termina uma prova pode ser transformar num avião
jogo educativo: possue o caráter do ensino aprendizagem, nele os participantes buscam estratégias de lidar com determinadas situações que possam ocorrer no jogo, exemplo, um pique bandeira ou rouba bandeira ou bandeirinha, os participante buscam no grupo formas diferentes de obter a vitória.
Jogos de movimento: Jogos que envolvem esforço físico. Os esportes se incluem nesta categoria.
L
Lateralidade: qualidade de lateral; capacidade de compreenção de lados do corpo;
Lazer: é o estado de espírito em que o ser humano se coloca, instintivamente (não deliberadamente), dentro de seu tempo livre, em busca do lúdico (diversão, alegria, entretenimento, etc.).
Lider: Indivíduo que chefia, comanda e/ou orienta, em qualquer tipo de ação, empresa ou linha de idéias. Guia, chefe ou condutor que representa um grupo, uma corrente de opinião etc.
Liderar - Dirigir na condição de líder. Ocupar a posição de líder em qualquer competição
Liderança:significa a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem juntas, no alcance de metas e objetivos, de forma harmônica; Função de líder. Capacidade de liderar, espírito de chefia. Forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos
Limiar anaeróbio: é utilizado para identificar, em testes de esforço, os limites de intensidade onde ocorrem variações abruptas da concentração de ácido láctico sanguíneo, com importantes repercussões fisiológicas.
M
Macronutrientes: São nutrientes necessários ao organismo em maiores quantidades. São exemplos de macronutrientes os carboidratos, as proteínas e os lipídios. A unidade de medida é o grama.
Maturação: Avanço qualitativo na constituição biológica. Avanço dos sistemas, órgãos, células na composição química. É a seqüência no desenvolvimento das habilidades sociais , psicológicas, motoras que ocorrem sem a intervenção insurrecional.
Medida: é o escore ou número que foi obtido baseado no teste.
Menarca: primeiro período menstrual. É o surgimento da menstruação na menina que atinge a puberdade. A idade exata que ela ocorre, depende das mudanças hormonais no corpo e esta associada com o aumento do peso corporal. Geralmente acontece dos 10 até os 16 anos.
Meninice: Segunda infância . É o período de desenvolvimento entre a primeira infância e a puberdade ( ou adolescência ) vai dos 4 aos 9-10 anos, onde a criança tem a formação, modificação e refinamento dos traços e atitudes.
Menstruação: Fluxo periódico de sangue que as mulheres tem, durante o período de maturidade sexual, e as mudanças com ele relacionadas e que se produzem no corpo durante esse tempo. A menstruação é uma função fisiológica normal, por isso a prática de atividade física ou de esportes durante esse período não deve ser interrompida, apenas são aconselháveis uma diminuição na intensidade e na quantidade de exercício.
Metabolismo: Conjunto de reações químicas que realiza os processos de nutrição, ou seja, a quebra de nutrientes em partes para que sejam absorvidas pelo organismo e produzam energia.
Metabolismo Basal: Quantidade mínima de energia que o corpo gasta em repouso ou em estado de jejum para manter a temperatura corpórea, a respiração, a transpiração e a circulação.
Met (equivalente metabólico):a quantidade de oxigênio necessária por minuto em condições de repouso normal, na qual é igual a 3,5ml de oxigênio consumido por quilograma de peso corporal por minuto(ml/kg-min).
Mialgia: dor muscular (polimialgia significa dor em vários músculos ou grupos musculares)
Micronutrientes: Nutrientes necessários ao organismo em pequena quantidade. São exemplos de micronutrientes as vitaminas e os sais minerais. A unidade de medida é miligrama ou micrograma.
Miocardites: podem ser viral (doença de chagas); parasitária (Trichiurus); protozoárias, bacterianas (difteria); alérgica (reação a droga).
Movimento: como o deslocamento do corpo ou parte do corpo no espaço; São ações, dentro de uma unicade fechada de atividade, que realizarão um objetivo consciente escolhido, em função de uma decisão voluntária (Kurt Meinel,Motricidade I); É o ato de mover-se ou ser movido.
Motivação: (motivo + ação) é o motivo que alguém tem para fazer alguma coisa" (FLEURY, 1998, p. 77); Ato ou efeito de motivar (FERREIRA, 1995, p. 444).
Motivar: Proporcionar ao aluno um feedback da melhora do seu desempenho no teste; está relacionado com fatores bioquímicos, como o aumento ou redução das descargas elétricas, evidenciando um maior ou menor grau de força. Exemplo: em um teste de 1-RM, o aluno obteve um peso “x”. Em um segundo teste, o mesmo obteve um valor “x + y”. (conceito Prof. Jeferson Vianna); Dar motivo a; causar, produzir. Dar motivo; levar, induzir, incitar, mover. Despertar o interesse ou o entusiasmo; estimular (FERREIRA, 1995, p. 444).
Musculação: Exercício dos Músculos; conjunto de exercícios realizados com auxílio de equipamentos destinado a aumentar a força muscular e calibre das fibras musculares; meios de preparação física utilizados para o desenvolvimento das qualidades físicas relacionadas com as estruturas musculares
Musculatura: o conjunto dos músculos do corpo; vigor ou força muscular.
Músculo: Órgão carnudo formado pela reunião de muitas fibras, que serve para operar os movimentos voluntários e involuntários dos corpos animais.
Músculo Agonista: músculo principal na execução de um movimento.
Músculo Antagonista: músculo que se opõe ao trabalho de um músculo agonista, para reduzir o potencial de ação.
Músculo Sinergista: músculo que atua no sentido de eliminar alguma ação indesejada do agonista.
N
Nutrientes: Substâncias essenciais presentes nos alimentos que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. São exemplos de nutrientes os carboidratos, os lipídios, as proteínas, as vitaminas e os sais minerais.
Nutrição: Ciência que estuda os alimentos e suas relações com o organismo.
Nutrição: é normalmente definida como a soma total de processos envolvendo a ingestão , digestão, absorção e metabolismo de alimentos, do ponto de vista fisiológico e bioquímico, mas, o American Heart Association entende que a nutrição também pode ser interpretada por fatores psicológicos, sociológicos e econômicos.
O
Obstipação: Dificuldade no esvaziamento do intestino. Popularmente conhecida como prisão de ventre ou "intestino preso". As matérias fecais tornam-se duras e compactas, o que ocasiona uma evacuação dolorosa. Entre as causas da prisão de ventre estão as alimentações inadequadas, irregularidades de evacuação, falta de exercício físico ou o abuso no uso de laxativos em longo prazo. A obstipação é raramente grave, a não ser que resulte de uma doença orgânica.
Osteopenia: estágio que precede a osteoporose. Redução da massa óssea.
Osteoporose: perda progressiva de densidade óssea decorrente do aumento da porosidade dos mesmos, que sobrevem com o envelhecimento. É mais comum em mulheres brancas com mais de cinquenta anos e vida sedentária, como consequência das transformações hormonais que ocorrem após a menopausa. Os ossos tornam-se menos resistentes e, portanto, sofrem fraturas em consequência de traumas que, normalmente, não produziriam lesões graves. Ao longo do tempo, microfraturas nas vértebras levam a uma deformação da coluna, que resulta em postura encurvada e na diminuição da estatura observada comumente em pessoas afetadas pela doença. Os Ossos da bacia e do antebraço ficam especialmente vulneráveis a fraturas. Para prevenir a doença, controla-se a perda óssea com ingestão adequada de cálcio ou mesmo a suplementação do mineral, se necessário. Nas mulheres maduras, a terapia de reposição de estrogênio pode reduzir o ritmo da perda óssea.
P
Pediatria: Especialidade da medicina que cuida de Crianças e adolescentes.
Pericardite: Inflamação do pericárdio (invólucro fibroso que reveste o coração).
Polissacarídios: Três ou mais moléculas de açúcares simples formam um polissacarídio. Na verdade até 300 a 500 moléculas de monossacarídios podem estar unidas para formar um polissacarídio. Podem ser classificados em vegetais e animais. Vegetais são amigo e celulose . Animais é o glicogênio.
Porção: Quantidade limitada de alguma coisa. Ex: porção de um alimento em gramas (carne - 100 g, arroz - 150 g). É variável conforme o tipo de alimento e a forma como que ele se apresenta (cru, cozido, assado ou frito).
Potência: (força explosiva) força dinâmica com a maior velocidade possível.
Pregas Cutâneas: Medidas feitas em algumas partes do corpo (barriga, costas, braço) verificadas com o auxílio de um aparelho tipo "pinça", chamado adipômetro, que quantifica a gordura corporal.
Pressão arterial: é a elevação crônica da pressão sistólica e/ou diastólica. (LUNA, 1989);é uma medida como a de altura e peso no entanto, quanto mais alta a pressão sangüínea, pior o prognóstico em termos de morbidade e mortalidade advinhas de sua complicações (KHOCHAR & WOODS, 1990).
Pressão sanguínea: força que o sangue exerce contra as paredes dos vasos sanguíneos. Dois números são obtidos, a pressão sistólica e a pressão diastólica, expressos normalmente como uma fração.
Pronto Atendimento - refere-se ao atendimento imediato, muitas vezes prestado no local do evento
Q
Quilocaloria (Kcal): Energia necessária para elevar em um grau centígrado a temperatura de um quilograma de água.
R
Recreação: o fato ou o momento, ou a circunstância que o indivíduo escolhe espontaneamente e deliberadamente, através do qual ele satisfaz (sacia) seus anseios, vontades ou seu lazer.
Refeição: Conjunto de alimentos que é consumido em determinadas horas do dia.
RML ( Resistência Muscular Localizada): É a capacidade do músculo de exercer tensão durante período de tempo, que pode ser constante ou variável, tentando manter o movimento por tempo prolongado ou fazendo muitas repetições ( Susan J. Male ).
Regurgitação: Vômito sem esforço que se verifica nos lactentes (crianças que mamam) ou em certas doenças do esôfago e do estômago.
Resistência: É a capacidade de resistir contra o cansaço físico e mental ao efetuar um esforço durante um tempo prolongado, mantendo os parâmetros dados de movimento; capacidade de recuperação rápida após um esforço. (Weineck, 1989; Grosser, 1988)
Resistência de força: Capacidade de se opor à fadiga no emprego repetido da força, isto é, realizar um esforço relativamente prolongado com emprego de força.
Reumatismo - Designação imprecisa comum a várias doenças que se caracterizam por inflamação, degeneração ou distúrbios metabólicos de tecido conjuntivo, principalmente articulações, músculos, bolsas sinoviais, e tendões. Clinicamente observam-se dor e diminuição de movimentos, ems grau maior ou menor, das partes comprometidas.
Reversibilidade: é o princípio que constata a reversão gradual do corpo ao estágio de pré-treinamento, quando há interrupção dos exercícios.
Ritmo: falta de interação ou não relativa ao conjunto de equipe; correlação harmoniosa entre as partes de uma composição literária ou artística; cadência; movimento regular e medido.
S
Saúde: é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença (OMS); Saúde se identifica como uma multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltado a um estado de completo bem-estar físico, mental e social. David C. Nieman - Exercício e Saúde, 1999.
Seção: * ato ou efeito de secionar ou seccionar; * parte do todo, segmento; * divisão ou subdivisão de obra, estudo, tratado; * numa publicação, local reservado a determinada matéria ou assunto. Seção de esportes; seção literária...
Sessão: * espaço de tempo que dura uma reunião ou que se realiza um trabalho, ou parte dele; * espaço de tempo durante o qual funciona um congresso. Sessão de exercícios; sessão de teatro; sessão de cinema; sessão de acupuntura.
Sístole: contração ativa do músculo cardíaco. A contração ventricular empurra o sangue para as artérias.
Sobrecarga: é a aplicação de estresse ou demanda maior do que a normal sobre o sistema fisiológico, ou sobre algum órgão, que resulta em aumento da força ou da função dos mesmos.
Sobrecarga progressiva: é o aumento gradual e sistemático de tensão ou força aplicada sobre o sistema fisiológico, ou sobre um órgão a fim de evitar riscos de lesão ou de fadiga crônica.
Sopro: som anormal dos batimentos cardíacos provocado pelo mau funcionamento de alguma válvula.
Suplementação: é o termo utilizado para a ingesta de ergogênicos, ou seja, de produtos alimentares industrializados além da alimentação natural com o objetivo de satisfazer o organismo diante do desgaste imposto pelo treinamento e possível supercompensação pós- esforço.
T
Taquicardia: frequência cardíaca anormalmente rápida ou acelerada.
Tática: é o "como" utilizar a técnica em favor da equipe. Ex. atrair a marcação para um lado do campo para realizar o passe do outro deixando o colega livre. A qualidade do passe diz respeito a técnica, mas a qualidade da decisão do passa diz respeito a tática.
Treinamento é o conjunto de procedimentos tendentes a conduzir um ser humano ao máximo de suas possibilidades físicas. BAYER (Alemanha); Constitui uma fase do processo de elaboração do planejamento anual e procura responder à necessidade de unir todas as variáveis, que constituem o programa da preparação dos atletas. ANDRI VER, LECLERQ e CHIGNON; O Treinamento é o conjunto de atividades às quais se entrega um indivíduo a fim de desenvolver progressivamente suas qualidades, tanto mentais como físicas, aplicando-se articularmente aquelas que o
caracterizam GIRALDES (Argentina); Treinamento Desportivo como meio de capacitação individual e social do esportista, através da otimação dos processos formativos-educacionais.
Técnica: A técnica diz respeito aos fundamentos do esporte (drible, domínio, passe, arremesso etc.)
Tromboflebite: formação de trombo; a trombose dentro de uma veia leva, inevitavelmente, as alterações inflamatórias dentro da parede da veia.
Telómeros: Pequenas estruturas situadas nas extremidades dos cromossomos.
Telomerase: enzima responsável pela manutenção do comprimento do DNA formado após cada divisão celular.
Termogênese: Energia necessária para se digerir, absorver e metabolizar nutrientes, provenientes do próprio alimento
Teste: é um instrumento ou ferramenta de medida que é utilizado para obter informações sobre um dado específico ou característica sobre um grupo ou indivíduo. U
URGÊNCIA - Situação onde há há risco à vida imediatamente
V
Valência Física: São qualidades físicas especiais para determinados esportes.
Valvulopatias: Patologia de válvulas - ex: Estenose aórtica grave.
Velocidade: É a capacidade sobre a base da modalidade dos processos do sistema neuromuscular e da faculdade inerente à musculatura de desenvolvimento da força de executar ações motoras em um mínimo de tempo, colocado sob condições mínimas (Weineck, 1989); Possibilidade do atleta executar ações motoras no menor tempo possível, em determinado percurso (Zacarov)
Velocidade de Deslocamento: tipo de velocidade que depende de fatores intimamente relacionados com o sistema nervoso e a amplitude de movimentos.
Velocidade de Reação: capacidade de iniciar um movimento no menor tempo possível a partir de um estímulo externo (audiovisual ou tátil)
Vitaminas: São substâncias que formam um grupos de quatorze compostos orgânicos essências ao ser humano, as quais, introduzidas no organismo em pequenas quantidades, participam da regulação do metabolismo e facilitam o processo de transferência energética e a síntese dos tecidos orgânicos; desempenham importante papel na manutenção da saúde, no crescimento, na defesa contra as infecções , na nutrição, favorecendo a assimilação dos alimentos. A falta delas na alimentação do homem determina estados mórbidos definidos: xerofitalmia, beribéri, anemia, escorbuto, raquitismo etc.
Volume Sistólico: quantidade de sangue bombeada por um ventrículo em batida cardíaca.
VO2 máx : Potência aeróbica - É a maior taxa de consumo de O² que é possível de ser atingido durante o exercício máximo ou exaustivo (fonte: Jack Wilmore - 2001)
- NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE ATLETAS/NUCLEUS OF ATHLETES
- INTRODUÇÃO/ INTRODUCTION/INNLEDNING
- RECURSOS OPERACIONAIS/OPERATIONAL RESOURCES/RESSURSER DRIFTS
- ESTRURURA FÍSICA/ PHYSICAL ESTRURURA/ESTRURURA FYSIKK
- OBJETIVOS & PRESSUPOSTOS/OBJECTIVES and PRESUPPOSITIONS
- LÍQUIDOS x SAÚDE
- 10 MANDAMENTOS DA LONGEVIDADE
- AQUECIMENTO CORPORAL / PHYSICAL HEATING
- PROPOSTA DE TRABALHO/PROPOSAL OF WORK/Forslaget til arbeid
- DESAFIOS LÓGICOS - GINÁSTICA PARA O CÉREBRO
- NUTRIÇÃO ESPORTIVA / SPORTING NUTRITION
- METAS/MARKS/MÅl
- OBJETIVOS/OBJECTIVES/MÅL
- INFORMAÇÕES GERAIS/GENERAL INFORMATIONS/GENERELL INFORMASJON
- CONCEITO/CONCEPT/TEKNOLOGI
- MISSÃO/MISSION/VERDIER
- FRUTAS x BENEFÍCIOS
- METODOLOGIA DE TREINOS/METHODOLOGY OF TRAININGS/METODOLOGI AV øVELSER
- FREQÜÊNCIA CARDÍACA DE TREINO
- FUNCIONAMENTO/FUNCTIONING /DRIFT
- DICAS PARA SUA SAÚDE / HINTS FOR HIS HEALTH
- OBJETIVOS POR FAIXA ETÁRIA/OBJECTIVES FOR AGE GROUP/Mål av aldersgruppen
- JUSTIFICATIVA/ JUSTIFICATION/BAKGRUNN
- ALONGAMENTO / FLEXIBILIDADE
- PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A PROPOSTA/BEGINNINGS THAT ORIENTATE THE PROPOSAL
- NÚMEROS/NUMBERS/TALL
- ALIMENTOS x PERFORMANCE ESPORTIVA
- ESTILOS DE APRENDIZAGEM/STYLES OF APPRENTICESHIP/Stiler for læring
- LESÕES ESPORTIVAS
- DICIONÁRIO DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
- EMPRESAS MADRINHAS
- FUTEBOL BRASILEIRO/BRAZILIAN FOOTBALL/Brasiliansk FOTBALL
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- ETAPAS DE ENSINO/STAGES OF TEACHING/Stadier av utdanning
- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES/SCHEDULE OF ACTIVITIES /Timeplan over aktiviteter
- APRESENTAÇÃO/PRESENTATION
- MURAL DE RECADOS
- CONTATOS/ CONTACTS/KONTAKTPERSONER
Total de visitas: 138712